Chá Verde

Chá Verde na Gravidez e Amamentação, Contra Indicações

featured-cha-verde

Posso tomar chá verde e amamentar? Posso tomar chá verde grávida?  Temos a resposta:

 

Medidas de Precaução sobre o Chá Verde na Gravidez e Amamentação

[adrotate banner=”11″]

Apesar dos muito apregoados benefícios do chá verde para a saúde e da sua habilidade contra o cancro, os ciêntistas advertem que se está gravida não pode beber chá verde.

Na gravidez o chá verde afecta e reduz a eficácia do àcido fólico, muito importante na prevenção de defeitos neurais nos primeiros meses de concepção do feto. Este efeito pode ser contrariado ingerindo em abundância comidas ricas em àcido fólico e suplementos do mesmo, mas o melhor é não arriscar.

Após o primeiro trimestre de gravidez pode beber uma chávena ou outra de chá verde, esporadicamente.

A principal razão pelo qual os ciêntistas advertem para o não uso de chá verde durante a gravidez é não só o àcido fólico mas também os epigallocatechins, que afectam a forma como o organismo absorve gorduras, o que até pode ser bom em quem procure o chá verde para emagrecer, mas não durante a gravidez.

Hoje em dia, quase todos os chás verdes disponíveis comercialmente são seguros para consumo por quase toda a gente, grávida ou não, pois os produtos estão a usar ervas em quantidade rasoavelmente seguras para consumo. Não são usadas ervas perigosas e quase todas as marcas de topo são regulamentadas, esta informação é com base na FDA dos estados unidos, caso não pertença a este pais, a situação real pode ser outra.

Chás verdes não facilmente disponíveis no mercado podem conter quantidades excessivas de ervas tóxicas, por isso é sempre melhor consultar um médico nesta situação, antes de começar a beber chá durante a gravidez.

Deixamos-lhe alguns ingredientes de uso seguro durante a gravidez:

 

  • Folhas de Amora Vermelha – Ajuda a reforçar o útero e a amenizar as dores de parto, apenas recomendado após o primeiro trimestre da gravidez.
  • Folhas de Menta – Ajuda a reduzir nauseas e flatulência.
  • Balsamo de Limão – Esta folha têm um efeito calmante que ajuda a aliviar a ansiedade e insónias.

Algumas mulheres gravidez podem ser particularmente sensíveis ao chá e cafeína, deve evitar ambos, até porquê a maioria dos chás, especialmente os da Camelia Sinenses, são ricos em cafeína.

Pode reduzir a potência da cafeína contida no chá verde, passando rapidamente àgua a ferver pelas folhas, sem deixar assentar o chá.

Como medida de precaução, qualquer mulher grávida deve evitar qualquer fonte de caféina, principalmente nas primeiras semanas após a gravidez. Em comparação o chá verde é muito melhor que a cafeína.

Pode-se concluir que apesar do chá verde ser óptimo para a sua saúde, é preferivel evitar o consumo de chá verde durante a gravidez. Se for insuportável, consuma apenas após o primeiro trimestres.

 

Quem Amamenta Pode Tomar Chá Verde

Se esta amamentando pode tomar cha verde,  o chá verde não terá qualquer contra indicação, ainda assim recomendamos a consulta com o seu médico antes de retomar o consumo de chá verde durante a amamentação.

About author View all posts Author website

João M

João M é consultor independente com mais de 10 anos de experiência nas àreas de nutrição e suplementação alimentar. Actualmente desempenha funções como CEO e CMO em empresas ligadas à produção e distribuição alimentar e dietética. É também um verdadeiro aficionado do Chá Verde e do Café, pela história e pelas propriedades medicinais dos mesmos.

  • http://thyanalllb@hotmail.com christiana

    reciso emagreçer com urgencia
    tenho um bebe com 11 meses gostaria de saber se tem algum poblema de tomar chá de 30 ervas amamentando ele pois dizem que tudo que comemos e bebemos vai para o leite sera que tem algum risco pra saude do meu filho

  • http://thyanalllb@hotmail.com christiana

    preciso

  • http://thyanalllb@hotmail.com christiana

    tenho um bebe de 11 meses que ainda mama no peito gostaria de saber se tem algum risco para a saude dele de eu tomar chá de 30 ervas quero saber se vai emagreçer ele tambem..

  • erika

    Tomei o cha verde depois amamentei meu filho de um ano,fiquei com medo de dar alguma alergia ou reacao nele,pq ouvi dizer que nao pode amamentar isso e verdade?

    • Admin

      Pode amamentar, só não pode beber ché verde enquanto grávida, depois disso não há problema.