O chá verde está associado a inúmeros benefícios para a saúde, num estudo recente da Universidade de Purdue, a natureza desses benefícios foi identificada. Pesquisadores descobriram que epigallocatechin gallate (EGCg), um composto presente no chá verde, inibe o crescimento de células cancerigenas, um estudo da Universidade de Tokio provou que o EGCg liga-se a células CD4, prevenindo o HIV de ligar-se e destruir a célula no processo, os pesquisadores acharam que as novas descobertas sobre o EGCg podem levar à produção de novos medicamentos contra o HIV.
Quanto chá verde é preciso tomar para obter efeitos contra o HIV?
As folhas de chá verde são potentes em EGCg, este estudo sugere o consumo de 4 a 5 chavenas de chá verde, para reduzir o avanço do cancro, no entanto em relação ao HIV e à ligação das células CD4 são precisas doses muito superiores aquelas conseguidas a beber chá verde. No entanto a compreensão deste mecanismo levará à criação de novos medicamentos.
Outros tipos de chá têm o mesmo benefício contra o HIV?
Não, o método de fabrico do chá verde impede a oxidação das folhas através do vapor, o que conserva as suas propriedades, outros chás estudados não foram tão eficientes na luta contra o HIV e Cancro.
Os ciêntistas procuram agora expandir estes estudos sobre os mecanismos do EGCg, nesta altura os ciêntistas começa a perceber os mecanismos de inibição provenientes do EGCg, mais pesquisas permitiram um melhor conhecimento deste mecanismo e a aplicação do mesmo contra o HIV.