setembro 5, 2011
Resultados de Estudo Ciêntifico sobre a influência do Chá Verde na Redução do Colesterol
Introdução:
Hiperlipidemia (colesterol alto) resulta de um metabolismo lipidico anormal, e é comum em todo o mundo. É a principal causa de doenças cardiovasculares. A redução de apenas 1% de gordura no sangue reduz a possibilidade de um ataque cardíaco em 3%. Chá verde é uma bebeida popular feita a partir das folhas da Camellia sinensis. Contêm valiosissímos nutrientes como antioxidantes, vitaminas e minerais. Estudos epidemiológicos apontam para a redução de doenças cardiovasculares através do aumento da ingestão de chá verde. Estudos mostram que individuos que tomam 2 a 3 chavenas de chá verde por dia têm níveis plasmáticos totais menores de colesterol. O seu risco de doenças cardio vasculares é reduzido em 22 a 33%. O químico “catequina”, presente no chá verde, ajuda a reduzir o stress oxidativo e inflamatório dos vasos sanguíneos em adição à regulação dos níveis de lipidos no sangue como o colesterol. Este estudo analisa relatórios correlacionados com o consumo de chá verde e os níveis de colesterol.
Método:
Usaram-se pesquisas publicadas entre 1967 e 2010.
Estudos em sujeitos humanos com pelo menos 2 semanas de consumo de chá verde, com registo dos níveis iniciais e finais dos valores de colestrol, assim como controlo da dieta e registos de análises sanguíneas.
Análises estatisticas foram executadas para a informação extraida.
Resultados:
Foram usados 14 estudos publicados e 1136 participantes.
As experiências variaram entre 3 semanas e 3 meses. Doses de chá verde variaram entre 150mg e 2500mg por dia. 5 estudos foram efectuados em individuos saúdaveis, 5 em obesos e 4 em pacientes com problemas de coração e altos níveis de colesterol. As triagens variaram no seu design, uso de placebo como control e também uso de dieta.
Níveis de LDL-C baixaram significativamente em participantes que consumiram chá verde mas não houve diferenças nos níveis de colesterol HDL.
Sub-grupos foram analizados para possíveis factores influentes como a dose do chá verde durante o estudo. Não houve impacto significativo, beber chá verde reduz o colesterol tanto em individuos saudaveis como doentes. Também reduzio os níveis de colesterol em doentes com problemas cardio vasculares.
Em falta / Próximos Passos
Não há um entendimento geral sobre a quantidade exacta de cada chavena de chá verde, nos estudos. Por isso as doses variam largamente entre os estudos. Não é possível recomendar uma dose óptima. Para além disso, a presença de cafeína no chá, que aumentas os níveis de lipidos no sangue, pode ter influência nos resultados. Por fim, a qualidade das amostras é inconsistente e efeitos secudnários não foram estudados.
Conclusões:
Beber chá (ou usar suplementos de chá verde) reduz o nível total de colestrol e LDL-C, mas não afecta os níveis de colesterol HDL (colesterol bom), este efeito é independente da dose, duração e estado de saúde prévio do consumidor.
Os consumidores habituais de chá verde apresentam um risco reduzido de doenças cardio vasculares, ficou provado em estudos prévios.
As catequinas contidas no chá verde são responsáveis pela modulação de LDL e HDL no sangue, as lipoproteínas envolvidas no transporte de colesterol para e fora do sangue, pode inibir directamente a produção de colesterol. Os autores concluem que o consumo de chá verde reduz o risco de doenças do coração por baixar os níves de colesterol no sangue.
Por fim..
O cultivo e o consumo de chá tem continuado, ininterrupto, por pelo menos 12 mil anos, baseado em documentação da China. Hoje, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo para além da água. Uma série de alegações de saúde têm sido feitas para o chá verde, incluindo uma diminuição no risco de câncer e doenças cardiovasculares. No entanto, a disposição dos dados de investigação clínica e laboratorial para o chá verde, infelizmente, inclui vários resultados contraditórios para essas e outras reivindicações relacionadas com a saúde.
Tal como acontece com a maioria das pesquisas disponíveis de prevenção de doenças que tenham sido publicadas até agora, a maioria dos dados de investigação de apoio têm efeitos benéficos à saúde. O chá verde tem sido, na forma de estudos de saúde pública que dependem de pesquisas dietéticas ou outras metodologias de pesquisa que produzem baixa nível dos dados de pesquisa clínica.
Por esta razão, novos estudos clínicos que dependem prospectivo, randomizado métodos de realização de pesquisa, e que geram mais dados do que válida e preditiva baseado em inquéritos estudos, são essenciais a fim de melhor compreender os benefícios potenciais para a saúde do chá verde, se houver .
Um artigo recentemente publicado no The American Journal of Clinical Nutrition oferece informações importantes sobre os benefícios de saúde potencial do chá verde, baseada em uma análise abrangente de todos publicados anteriormente prospectivo randomizado ensaios de investigação clínica olhando para os efeitos do consumo de chá verde em lipídios no sangue (por exemplo, , colesterol total, LDL-colesterol, também conhecido como o “mau colesterol”, e HDL-colesterol, também conhecido como o “colesterol bom”). Um total de 14 prospectivo, randomizado, controlado com placebo, estudos de pesquisa clínica foram identificados e analisados nesta meta-análise abrangente.
Nesta meta-análise o consumo de chá verde, na forma de um chá ou bebida ou um extrato de chá verde, foi encontrado de forma significativa e consistente reduzir os níveis sanguíneos de colesterol total (por uma média de 7,2 mg / dL) e LDL-colesterol (por uma média de 2,2 mg / dL). Ao mesmo tempo, o consumo de chá verde não afetou significativamente os níveis sanguíneos de HDL-colesterol (o “colesterol bom”). Assim, este estudo de meta-análise fornece importantes poderoso, evidências de pesquisas de alto nível que o chá verde, de facto, significativamente mais baixos de colesterol total e LDL-colesterol. Estes efeitos do chá verde sobre o colesterol total e LDL-colesterol são os mesmos efeitos primários das drogas enormemente popular estatina, e que foram mostrados para reduzir significativamente a incidência de doença cardiovascular, incluindo ataque cardíaco, morte súbita cardíaca e acidente vascular cerebral.
Este é um estudo poderoso sobre os efeitos do consumo de chá verde sobre o perfil lipídico, porque é baseada exclusivamente em dados de estudos de investigação de alto nível, ao invés do muito mais comumente publicados (e menos caros) baseado em inquéritos de estudos de saúde pública que compõem a maioria da pesquisa em prevenção da doença. Eu tenho, há muitos anos, incluído o chá verde na minha dieta e, embora o impacto do chá verde, se houver, no risco de câncer ainda está em aberto para debate, estudos como este fornecer evidências convincentes de que o consumo regular de chá verde pode ser uma parte importante de um estilo de vida cardiovascular prevenção de doenças.